OSMAR BERTOLDI

Noticias

Conjunto da Cohab recebe plantio de mudas de árvores e outras ações ambientais

26/09/2013

Depois de viver por anos em área degradada na beira de rios da bacia do Formosa, famílias do Moradias Arroio, no CIC, estão contribuindo para a preservação ambiental. Nesta quarta-feira (25), crianças moradoras da região participaram de um plantio de 55 árvores distribuídas nas ruas do conjunto, construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para retirar moradores de situações de risco.

O Moradias Arroio foi concebido para receber famílias oriundas das Vilas Formosa, Canaã, Leão, Uberlândia e São José. Os projetos de reassentamento coordenados pela Cohab, além de proporcionar moradia também contam com um componente ambiental. “Após desocuparmos áreas de proteção permanente, em fundos de vale e margens de rios habitadas irregularmente, a Cohab e a Prefeitura realizam a recuperação ambiental do local que estava degradado. E para evitar novas ocupações são implantadas canchas esportivas e outros equipamentos”, afirma o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues.

Além da revitalização das áreas desocupadas, ações ambientais são desenvolvidas por técnicos antes, durante e depois das mudanças das famílias. O plantio das mudas de árvore faz parte deste trabalho que é realizado pela Cohab, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Foram plantadas 15 pitangueiras, 20 árvores de araçá e mais 20 ipês amarelos. As sete crianças que participaram do plantio fazem parte do projeto Educomunicação do CRAS Arroio - o centro de referência de assistência social existente no local. O morador Carlos da Luz, 73 anos, comemorou a iniciativa. “A gente tava mesmo precisando de árvores por aqui, vai ficar uma beleza”, disse.

As árvores, depois de crescidas, criam locais de sombra e garantem a proteção térmica do local. “Também embelezam e valorizam o paisagismo do conjunto, e isto ajuda a fortalecer o sentimento de pertencimento nos moradores”, explica a técnica ambiental Carla Gobetti. “Nos projetos da Cohab, criar este sentimento é muito relevante, pois contribui para que as famílias permaneçam nos locais onde foram reassentadas”, complementa o presidente da Cohab.

Outras ações
A segunda quinzena de setembro foi repleta de ações ambientais no Moradias Arroio. O conjunto conta com famílias que vivem da coleta de material reciclável e para evitar que elas acumulem em suas casas excesso de materiais, foi realizado um mutirão de limpeza, no qual foram removidos 50 mil kg de resíduos.

Em comemoração à Semana da Árvore, foram distribuídas 80 mudas frutíferas para os moradores que demonstraram interesse em plantar nas suas casas. Além disso, técnicos ambientais fizeram um levantamento do número de animais de estimação de famílias que desejam participar da Campanha Municipal Gratuita de Castração de Cães.



 

Voltar …

 

Receba informativos contendo as principais ações do seu Deputado em prol dos Paranaenses e do Estado do Paraná.
Cadastre-se aqui

map

Ed. Tancredo Neves - Pç. N. Sra. Salete s/n
Tel. +55 (41) 3350-4298 | +55 (41) 3350-4000